
RODA DE CONVERSA
ENTRADA GRATUITA!
​A inscrição é necessária para aqueles que quiserem certificado! A presença deverá ser comprovada no dia.
28 FEV | 10H O Amor e outras revoluções na perspectiva do feminino

Bernadette Lyra
Convidada
Nascida em Conceição da Barra (ES), Bernadette Lyra é escritora de ficção e pesquisadora em cinema. Autora de mais de 15 livros, com participação em antologias nacionais e internacionais. Foi finalista do Prêmio Jabuti em 1997, com "Memórias das ruínas de Creta", e semifinalista do Prêmio Oceanos com o romance "Ulpiana" (2019). Entre seus lançamentos mais recentes estão o livro de contos "A Pata do Rinoceronte Branco" (2024) e a antologia "Ooparts" (2025). Reside em Vitória (ES), onde escreve e publica crônicas no jornal A Gazeta.
.jpeg)
Carla Guerson
Convidada
Carla Guerson é capixaba, natural de Vitória/ES, onde reside. É autora dos livros O som do tapa (contos, 2021), Fogo de Palha (poesia, 2022), Todo mundo tem mãe, Catarina (romance, 2024) e Ninguém me obedece, muito menos eu (Poesia, 2025). Carla tambem é mediadora de clubes de leitura, ministra oficinas de escrita criativa e apresenta o programa Marca Texto, na Rádio ES FM.

Lívia Corbellari
Mediadora
Lívia Corbellari é jornalista, escritora e curadora de eventos literários. É autora do livro de poemas "Carne Viva" (Cousa), publicado em 2019 e reeditado em versão ilustrada em 2024, e integra a antologia "As Mulheres Poetas na Literatura Brasileira" (Arribaça, 2021). É uma das produtoras e idealizadoras da Zona Literária, projeto que se desdobra em festival e cineclube. Atua com comunicação e produção de conteúdo para projetos culturais, além de integrar a equipe de comunicação da Midiateca Capixaba, desenvolvendo conteúdos voltados à difusão da memória, do audiovisual e da cultura do Espírito Santo.
OBJETIVOS:
A roda de conversa propõe um encontro de vozes que refletem sobre o amor como força que atravessa, cura e também incendeia processos de resistência, autonomia e criação. A partir das vivências e saberes de mulheres de diferentes contextos e trajetórias, a conversa busca evidenciar como o amor — seja por si, pelo outro, pela coletividade ou pela ancestralidade — se transforma em ferramenta de luta contra o silenciamento, o apagamento e as múltiplas opressões que historicamente atingem o feminino. O objetivo é lançar luz sobre narrativas que rompem padrões, reinventam afetos e constroem novos mundos possíveis por meio da escrita, da arte e da presença feminina em todos os seus atravessamentos.
28 FEV | 11H Narrativas por uma luta (com amor) inclusiva e acessível

Ricardo Ferraz
Convidado
Ricardo Ferraz, cartunista, capixaba de Cachoeiro do Itapemirim. Fundador da Associação Capixaba de Pessoas com Deficiência. Sua obra está presente em jornais e revistas do Brasil, América do Sul, África do Sul, Europa, Canadá, EUA e na ONU. Dentre seus trabalhos destaca-se a série de cartuns expostos neste website, mostrando com ironia o cotidiano de pessoas com deficiência, suas dificuldades de locomoção e as atitudes e preconceitos presentes no dia-a-dia. Divide seu tempo entre desenho e atividades culturais. Foi na arte do desenho que Ricardo conquistou sua integração social. Tem em seu currículo ilustrações de vinhetas da Rede Globo e ilustrações em livros didáticos e acadêmicos.
.jpeg)
Evandro Meirelles
Convidado
Evandro Meirelles é deficiente visual devido ao agravamento do glaucoma, em 2012. Foi a gente de turismo. Mas a paixão pela criação e o desejo de compartilhar histórias nunca o abandonaram e, com apoio do seu filho Leonardo Meirelles, em 2023, Evandro decidiu publicar seu primeiro livro infantil, “Caranguejo a Bordo”, uma obra escrita há mais de 21 anos. Agora, à beira de lançar seu segundo livro, “No Reino do Rei Cebolão”, ele e Katia divulgam seus trabalhos literários em feiras, eventos e escolas, encantando crianças e adultos com suas histórias.

Aline Dias
Mediadora
Aline Dias é escritora e jornalista. Nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e publicou oito livros. Escreve prosa, verso e dramaturgia. Seus livros mais recentes são: Suja (poesia - 2024), Bagunça, (romance - 2025) e O Roubo do Sol (infantil - 2025). Ganhou o Prêmio Ufes de Literatura em 2010 e foi finalista do prêmio Escreviventes em 2025. Apresenta o programa Marca Texto, que fala de Literatura na rádio Espírito Santo FM.
OBJETIVOS:
Promover um espaço de escuta, reflexão e troca afetiva sobre as múltiplas formas de luta por inclusão e acessibilidade, a partir de vivências, saberes e narrativas que colocam o amor como força política e transformadora. A roda de conversa irá debater como o afeto pode ser ferramenta de resistência, construção de pertencimento e valorização das diferenças — especialmente nas trajetórias de pessoas com deficiência. O objetivo é evidenciar como a literatura, a arte e a presença em espaços de fala são caminhos potentes para um mundo mais justo, sensível e plural.
28 FEV | 15H30 Em roda e em volta da fogueira: Narrativas antirracistas

Gustavo Forde
Convidado
Gustavo Forde é Doutor em Educação e professor do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, onde atua na área Educação das Relações Étnico-Raciais. Desenvolve estudos e pesquisas em afrodescendência e relações étnico-raciais na educação, com interesse especial nos campos da história da educação, do movimento negro e do ensino de matemática. É autor do livro "Vozes negras na História da Educação: racismo, educação e movimento negro no Espírito Santo (1978-2002).

Patrícia Rufino
Convidada
Patrícia Rufino é Dra. em Educação – Diversidades e práticas inclusivas (UFES). Profa. Adjunta do Dep. de Educação, Política e Sociedade (DEPS). Geógrafa, Pedagoga, Pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UFES na área de negritudes, Ed. Quilombola, Ed. Antirracista, Racismo Institucional, Estrutural e Colonial. Líder do Grupo de pesq CNPq Educ. Relaç. Étnico-Raciais Territorialidades e Novas Mídias

Letícia Sossai
Mediadora
Graduanda em Artes Visuais | Ceramista. Explora o barro como linguagem artística. Também transita pela gastronomia, produção de eventos e pela corrida, unindo criação, movimento e sensibilidade. A literatura desde sempre me inspira a buscar o novo, a conhecer o mundo e sua vasta diversidade cultural! Muito antes de fazer minha primeira viagem sozinha, na adolescência, eu já conhecia o mundo todo sem sair do seu quarto!
OBJETIVOS:
Promover um espaço de escuta, memória e resistência por meio de vozes negras que, ao redor do símbolo da fogueira, reacendem histórias que denunciam, curam e transformam. Inspirada em tradições orais e nos encontros ancestrais em torno do fogo, esta roda propõe refletir sobre o amor como combustível de lutas antirracistas e como fundamento de uma educação para a liberdade, a dignidade e o pertencimento. A partir de narrativas literárias, afetivas e políticas, o encontro busca fortalecer a potência de existências negras na literatura, reafirmando a urgência de práticas antirracistas que iluminem novos caminhos de justiça e humanidade.
28 FEV | 19H Toda forma de amar: Narrativas LGBTQUIAPN+

Waldo Motta
Convidado
Waldo Motta é poeta, ensaísta, tradutor, ator, numerólogo, publicou, entre outros: Bundo e outros poemas (Unicamp, 1996), finalista do Prêmio Jabuti 1997; Transpaixão (Edufes, 2009, 2ª. ed.; coletânea, indicado ao Vestibular da Ufes, 2010-12), Terra sem mal (Patuá, 2015) e Proezas de Jeowalda (Kabungo, Cousa, 2024). Writer-in-residence na Alemanha, na Villa Waldberta, às expensas do Landeshauptstadt München Kulturreferat (2001-02) e nos EUA, na Universidade da Califórnia, em Berkeley, e Universidade de Stanford, em Palo Alto (2002). Traduziu e publicou passagens bíblicas, do hebraico, e dois livros infantis da escritora eslovaca Jana Bodnarová, A árvore que veio de longe (2020) e Visagens do lago mágico (2022), das versões inglesa e alemã.

Marília Café
Convidada
Graduanda em Artes Visuais | Ceramista. Explora o barro como linguagem artística. Também transita pela gastronomia, produção de eventos e pela corrida, unindo criação, movimento e sensibilidade. A literatura desde sempre me inspira a buscar o novo, a conhecer o mundo e sua vasta diversidade cultural! Muito antes de fazer minha primeira viagem sozinha, na adolescência, eu já conhecia o mundo todo sem sair do seu quarto!
.jpg)
Fell’s
Mediadora
Fell’s: Mulher Trans e Travesti, é formada em Letras-Língua Portuguesa, pela Universidade São Camilo, inciando o curso de Pedagogia, como complementação, porém ainda incompleto; também formada em técnico em moda pelo CEET Vasco Coutinho. Já tuou em diversas áreas no terceiro setor, como Assistente Pedagógica no Instituto João XXIII e também como Articuladora Local no CRJ Cariacica. Na área de assistente de Produção e Produtora, participou de Projetos realizados pelo Instituto Raízes, como: “Cultura em Toda Parte”, sendo 8 edições nas cidades Metropolitanas e Norte do Espírito Santo e também uma edição do “Patrimonio Vivo” ambos, são projetos que tem o apoio da SECULT. Já participou de diversas produções de espetáculos e eventos culturais. Como Produtora é parceira da Editora Cousa e seus projetos literários e culturais, sendo assistente de produção na Expedição Combiosa, acompanhando e desenvolvendo oficinas de Poesia com a escritora Fabiani Taylor e apresentações com a artista Ninja nas escolas municipais dos distritos de Anchieta e finalizando a edição Piúma com uma Festa Literária, com show, Sarau e Batalha de Rima, e outros eventos.
OBJETIVOS:
A roda de conversa "Toda forma de amar: Narrativas LGBTQUIAPN+" tem como objetivo criar um espaço de escuta, acolhimento e visibilidade para as múltiplas experiências afetivas, identitárias e literárias da comunidade LGBTQUIAPN+. Em diálogo com o tema “Amor é Fogo”, a proposta é refletir sobre o amor como potência política, poética e de resistência, trazendo à tona histórias que desafiam normas, reafirmam existências e celebram o direito de amar livremente. Através das vozes e vivências de pessoas LGBTQIAPN+, buscamos fortalecer a presença dessas narrativas na literatura, nas artes e na sociedade, promovendo representatividade, empatia e transformação social.

