PEÇAS-SITEbanner_homenagem.png

Amélia dos Santos da Cunha, a nossa Dona Amélia, 
Narradora, Griô, personagem, representatividade de Pedra Branca!

Ela constitui na atualidade umas das pessoas de maior referência da presença e resistência de povos negros, da cultura afro e afrobrasileira no território quilombola de Pedra Branca, em Vargem Alta. 

Nascida em Prosperidade mudou-se para a localidade de São Pedro e Pedra Branca aos seis anos de idade. Ali cresceu, estudou e se casou. Viu a comunidade crescer junto a ela e às famílias que foram se formaram por lá. 

Hoje, com seus 97 anos tem muita história pra contar. Dona Amélia, mulher negra e quilombola, representa a literatura viva de Pedra Branca. Através de sua memória, da dinâmica de seus hábitos e costumes, da transferência de conhecimento na contação de histórias, repassa seus conhecimentos para os mais jovens e mantém viva e orgânica narrativas de seus antepassados na localidade. São as falas, os movimentos, os olhares e o jeito peculiar de cuidar das coisas do dia-a-dia de Dona Amélia que faz sela essa narradora de resistência.

A sua vivência, desde criança na comunidade, das lembranças da fazenda de produção de cana de açúcar, do caxambu, do local onde abrigava o tronco, na fazendo São Pedro, são exemplos dessas histórias. Apesar de não ter vivido o período de escravidão, ela tem na pele e em sua memória histórias de antepassados e histórias de origem de povos vindos da África.

Todas essas memórias afloram de suas lembranças, e fazem de Dona Amélia uma personalidade importantíssima, do resgate e dinamismo de tradições da comunidade quilombola, promovendo toda uma existência do movimento ancestral na atualidade.

Em dezembro de 2010, a comunidade Quilombola de Pedra Branca foi reconhecida através do Ministério da Cultura e da Fundação Cultural Palmares e certificada pelo Governo Federal como a 29ª comunidade quilombola do Estado. E o batizado de comunidade quilombola aconteceu em em 2011. Hoje a localidade abriga 139 famílias sendo que 80 são afrodescendentes.