PEÇAS-SITEbanner_oficinas (1).png

Inscrições encerradas!

kiusam.png

ESCRITA LITERÁRIA INFANTIL ANTIRRACISTA

DIAS: 18 e 19/02/2021

HORÁRIO: 14h 20min - 15h 50

PROFESSORA: Kiusam de Oliveira

BIO: Escritora, Dançarina e Pedagoga. A partir de 2009, iniciou uma sequência de lançamentos literários, com grande repercussão nacional e internacional. Suas obras foram premiadas por diversas frentes: com o livro Omo-Oba-Historias de Princesas, altamente premiado e que em 2019 completou 10 anos de sua primeira edição. Prêmio ProAC Cultura Negra 2012 (O Mundo no Black Power de Tayó) e elencado no ranking dos dez livros mais importantes do mundo, em direitos humanos, pela ONU, entre outros. Até o ano de 2019, a multi-artista dedicou-se também às atividades acadêmicas, tendo se mudado para o Espírito Santo para lecionar na Universidade Federal do Espírito Santo. Após um longo jejum e retornando ao eixo Rio-São Paulo, assinou em janeiro de 2020 contratos para quatro novos e aguardados lançamentos literários, estando dois deles previstos para o primeiro semestre: O Black Power de Akin (março de 2020), pela Editora de Cultura e O Mundo de Tayó em Quadrinhos (junho de 2020), pela Companhia das Letrinhas.

Metodologia: A oficina será ministrada através de videoconferência, de forma virtual. Trabalhar leitura e escrita, através de exemplos de obras literárias antirracistas. Fazer uma atividade prática de escrita com os alunos visando a produção final de um conto por cada aluno. Resultados esperados: Contribuir com a diversas possibilidades de trabalho de uma literatura para crianças em sala de aula; Produzir contos antirracistas; Exercitar uma escrita antirracista.

Público-alvo: Educadores, escritores e interessados em geral.

Vagas: 15.

Carga horária Total: 3h.

bruno (1).png
circle-cropped.png

MONITOR: Canarinho

BIO: Começou a prática de capoeira em 2000. Em 2007 conheceu o Mestre Volmir e entrou para o Grupo Filhos da Princesa do Sul. Realizou curso de capoterapia para trabalhar com idosos e pessoas especiais e já trabalhou com a terceira idade durante 6 meses e também na pestalozzi de Vargem Alta.

Metodologia: A oficina será ministrada através de videoconferência, de forma virtual. O Mestre Bruno irá conversar com os alunos através da plataforma virtual sobre histórias e lendas da capoeira. Ele ainda irá demonstrar os instrumentos e ensinar as músicas da roda. Por fim, o professor também irá demonstrar alguns movimentos da ginga da capoiera.

Público-alvo: Pesquisadores e interessados em geral.

Vagas: 30.

Carga horária Total: 1h30.

WORKSHOP NARRATIVAS DA CAPOEIRA

DIA: 20/02/2021

HORÁRIO: 17H

PROFESSOR: Bruno Fajardo Lima

BIO: Mestre de capoeira do Grupo Filhos da Princesa do Sul de Cachoeiro de Itapemirim. Formado pelo grupo Filhos da Princesa do Sul – Mestre Volmir Nascimento Mello. Ministra aulas em Cachoeiro, Vargem Alta/ES e no distrito de Soturno. Coordenou e supervisionou o projeto Ponto de Cultura Ensino e Desenvolvimento da Capoeira e Cultura Sul Capixaba, Indígena e Afro-Brasileira. Foi Subsecretário de Patrimônio Imaterial na Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim em 2012. E também atuou como vice-presidente da Associação de Folclore de Cachoeiro de Itapemirim/ES.