A participação nas mesas de debate é gratuita.
A inscrição é necessária para aqueles que quiserem certificado! A presença deverá ser comprovada no dia.
MESA 1 - O Eco da Mata
12 DE AGOSTO | 9H
SOBRE:
A mesa irá debater sobre a importância de escutar a natureza e entender as consequências da interferência humana nas matas, florestas, rio e mar. Os convidados irão debater problemas ambientais da atualidade, bem como mostrar ações que estão sendo desenvolvidas para revertê-los no Brasil, em especial em região de Mata Atlântica.
Val Rocha
Convidada
Gestora ambiental e gestora de RH. Integrante da diretoria do Instituto Marcos Daniel (IMD); Coordenadora de mobilização social e educação ambiental do Programa de Conservação da Saíra-Apunhalada.
Aline Lobato
Convidada
Bióloga e educadora ambiental. Trabalha há 13 anos com conservação da biodiversidade em áreas naturais protegidas. Atualmente, compõe a equipe da Reserva Ambiental Águia Branca, nas Montanhas Capixabas.
Vinicius Soares
Convidado
Secretário do Meio Ambiente do Município de Paraty (RJ). Desenvolve o Projeto Jovem Sustentável em escolas do município e Palestras sobre plásticos nos oceanos com marinheiros da região.
Helimar Rabello
Mediador
Secretário do Meio Ambiente do município de Vargem Alta. Biólogo, Mestre em Engenharia Sanitária e Ambiental, especialista em Gestao Ambiental.
MESA 2 - Palavras e Poéticas Indígenas
12 DE AGOSTO | 15h30
SOBRE:
A mesa irá debater sobre a importância a valorização da história de povos indígenas que criaram suas relações poéticas e literárias com a natureza no Brasil, em especial no Espírito Santo. Como dinamizar as potências das palavras e as autopoiesis na literatura capixaba dos povos originários? Como exisitir resistir no sistema educacional e literário através da afirmação de identidades na sua construção simbólica, estética e cultural com lendas, rituais, por exemplo? O objetivo da mesa, assim, é levantar as questões da importância da valorização de poéticas indígenas na literatura e o fortalecimento dos grupos organizados no Estado.
Jocelino Tupinikim
Convidado
Liderança Indígenas do povo Tupinikim educador na escola da Aldeia. Coordenador do grupo de dança dos Guerreiros Tupinikim da Aldeia Indígena Caieiras Velha.
Mauro Luís Guarani
Convidado
Diretor da Escola Municipal Pluridocente Indigena Três Palmeiras. Atuando como professor de língua guarani nas Licenciaturais Interculturais na UFES e na UFSC.
Marina Rodrigues Miranda
Convidada
Professora da Ufes e líder do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão na Formação de Professores Indígenas (Prolind/UFES). Autora de livros: "Juá" e o "Piraque-açu do mar" e "Aranã e a cacimba".
Raoni Huapaya
Mediador
Professor e pesquisador do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Atua na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária.
MESA 3 - Natureza em Palavras
12 DE AGOSTO | 16h30
SOBRE:
Como pensar uma literatura que traz na sua poesia uma interferência à condição humana? Como dar destaque a produções literárias que partem do desejo do questionamento de problemas ambientais e no interesse de voltar o humano ao cuidado da terra e as consequências que ela traz. Essa é tema principal dessa mesa que é composta por autores capixabas.
Fabiani Rodrigues Taylor
Convidada
Escritora e professora de Língua Portuguesa da EEEFM Profa Filomena Quitiba. Escreve para o jornal Espírito Santo Notícias. Publicou diversos livros voltados ao público infantil com a temática do meio ambiente.
Renata Bomfim
Convidada
Poeta e ensaísta, é doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) com pesquisas no campo da poesia iberoamericana. Especialista em Psicologia Analítica Junguiana, Arteterapia na Saúde e na Educação e em Psicossomática.
Saulo Ribeiro
Mediador
Autor de diversos livros e sócio-fundador da Editora Cousa. Sua produção literária abrange dramaturgia, contos, romance e roteiros de audiovisual. Foi um dos selecionados no Prêmio Ufes de Literatura 2010.